Geo Rota e Passadiços do Orvalho

UM TRILHO REFRESCANTE EM OLEIROS

Muito perto de Oleiros, os Passadiços do Orvalho são uma surpresa encantadora. Inclusivamente, se o tempo estiver quente, não se preocupe, porque segue sempre ao longo de uma ribeira refrescante, à sombra das árvores.  

Para começar, pode estacionar no início, assinalado por uma barraquinha de madeira. Depois, é só descer os degraus em madeira, e lá em baixo vamos deparar com uma enorme cascata, a que chamaram a Cascata de Água d’Alte.

Justamente, a água forma um pequeno lago e, se estiver calor, torna-se difícil resistir a uma banhoca…   

Resumo do Trilho Mistura das Águas

GEO ROTA DO ORVALHO: UM TRILHO PARA FAZER COM TEMPO

Antes de mais, é importante salientar que a Geo Rota do Orvalho é um percurso linear. Ou seja, começa num sítio, e acaba noutro local.

Assim sendo, se quiser percorrer o trilho completo (9 km para cada lado), vá com tempo, e não se esqueça de levar consigo água e um lanchinho. Já agora, se fizer o percurso no verão, leve também o fato de banho, porque pode refrescar-se quando quiser. Afinal, vai caminhar ao longo da refrescante ribeira do Orvalho.

Dito isto, já sabe que, quando chegar ao final, tem de voltar tudo para trás.

Ainda assim, asseguramos desde já que vale a pena, porque este é um percurso tão agradável que apetece andar por ali o dia inteiro.

Com efeito, o trilho começa na aldeia de Orvalho, e termina no Cabeço do Mosqueiro, depois de uma dura subida. Pelo caminho, há cascatas, pontes de madeira, um antigo moinho, um troço de Calçada Romana e o Forno das Mouras. No entanto, pode sempre atalhar caminho, ou fazer uma parte do percurso.

Por exemplo, uma opção é começar junto à escadaria de madeira que nos leva diretamente à Cascata de Água d’Alta. Justamente, a maior de todo o percurso. Ao longo deste trilho verdejante, encontramos outras cascatas mais pequenas, como a da Lagoa das Lontras.

Já agora, se quiser pode piquenicar porque há algumas mesas, assim como refrescar-se na água corrente. Sem dúvida, uma boa opção, nos dias mais quentes.

RESERVE O SEU ALOJAMENTO

Booking.com

NUNCA É DEMAIS LEMBRAR:

Como diz o ditado, «quem vai ao mar, avia-se em terra». Asim sendo, quer seja caminheiro habitual ou estreante, já deve saber que caminhar na natureza exige certos cuidados. Por isso, precisa de material adequado e de requisitos básicos.

Assim, tenha sempre os seguintes cuidados:

  • Não vá caminhar sozinho, muito menos em alta montanha. De preferência, junte-se a um grupo experiente. Pode torcer um pé ou pior. Não arrisque, porque os azares não acontecem só aos outros. Pode ficar sem bateria para chamar ajuda ou, num local inóspito, nem ter rede de telemóvel.
  • Calce boas meias de algodão grosso, e botas de caminhada. De preferência já usadas, para ter a certeza de que são confortáveis e não lhe magoam os pés.
  • Use protetor solar, e leve consigo um chapéu.
  • Na mochila, é obrigatório ter pelo menos um litro e meio de água, e alguma comida energética. Ou seja, fruta, frutos secos, barritas, cubos de marmelada, sandes…
  • Nos dias mais frescos, leve consigo um impermeável. No verão, pode dar jeito uma camisola que proteja a pele de um escaldão.
  • Siga o trilho e as respetivas marcas no terreno.
  • Não faça barulho. Oiça a natureza e desfrute da harmonia que ela lhe traz.
  • Respeite a natureza e não leve nada para casa a não ser fotografias e boas memórias.
A document using an iframe Booking.com
A document using an iframe Booking.com
A document using an iframe Booking.com
Altimetria Geo Rota do Orvalho

PÉS AO CAMINHO

Folheto Oficial da Geo Rota do Orvalho (PR3).

PR3_Geo Rota do Orvalho (formato GPX).

OBS: Embora tenhamos seguido este trilho, pode ter havido eventuais alterações no terreno. Informe-se previamente, e confirme sempre a informação oficial.