A carregar Eventos

Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro

REVIVER A BATALHA DO VIMEIRO

A 21 de agosto de 1808, aconteceu a batalha do Vimeiro, que pôs fim à Primeira Invasão Francesa de Portugal.

Justamente, de um lado da barricada estava o exército napoleónico ao comando do General Junot, que vinha de Torres Vedras com 13 mil homens. Do outro lado, estava a postos a defesa anglo-portuguesa, ao comando de Sir Arthur Wellesley, o futuro Duque de Wellington. Em suma, esta aliança com os britânicos acabou por vencer a batalha, e pôs fim à invasão.

Com efeito, desde 2015 que a freguesia do Vimeiro, na Lourinhã, celebra esta vitória com uma recriação histórica. Este ano, a festa decorre de 18 a 21 de agosto.

PRECISA DE ALOJAMENTO?

 

MUITO MAIS DO QUE UMA RECRIAÇÃO HISTÓRICA 

Além dos visitantes, todos os anos acorrem ao Vimeiro recriadores históricos de vários países, ataviados com as suas armas, canhões e fardas da época. Efetivamente, prevê-se que 2024 seja o maior evento de sempre, com mais de 250 participantes portugueses e estrangeiros.

Ao longo dos quatro dias do evento, a vila do Vimeiro leva-nos a recuar no tempo, numa celebração onde não faltam tendas de artesanato, tasquinhas de comes e bebes, mostras de artes e ofícios, música e danças da época.

Além disso, há um palco para atuações musicais, no recinto onde está o monumento à Memória. Este ano, brilha no cartaz do evento uma referência da música tradicional portuguesa: Celina da Piedade. Sem dúvida, alguém que celebra as raízes da nossa música, e que nos convida a dar um pezinho de dança.

Booking.com
Cartaz Vimeiro_2024

O PONTO ALTO DA FESTA: A BATALHA DO VIMEIRO

Inevitavelmente, o momento alto do evento é a recriação histórica da Batalha do Vimeiro. Justamente, decorre no outeiro onde efetivamente decorreu a contenda. Mesmo ali ao lado, com vista privilegiada para o cenário da batalha, o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro mantém as portas abertas durante o evento, convidando a entrar e saber mais.

Efetivamente, este espaço mantém-se, ainda hoje, um campo amplo, e todos os anos serve de palco para revisitar a História.

Para assistir à batalha noturna, o público cerca o outeiro onde se desenrola a recriação histórica, ao som dos disparos de armas e canhões. Ao mesmo tempo, no altifalante, ouvimos a explicação das movimentações no campo de batalha, assim como detalhes históricos que nos ajudam a perceber o que se passou.

Designadamente, as pilhagens que ocorreram, a presença das mulheres e o seu papel na batalha, ou as cartas que posteriormente se encontraram sobre aquilo que aconteceu.

Deste modo, todos os anos, o Vimeiro volta a transformar-se num campo de batalha. Porém, desta vez o ambiente é de cooperação e de amizade entre nações que, outros tempos, se defrontaram.

pub
Go to Top